- CUIDADOS COM SEU BEBÊ NO VERÃO
1- QUAL O MELHOR PERÍODO DO DIA PARA RECEBER SOL?
O melhor horário para o banho de sol e as brincadeiras do verão, na praia, no campo, no clube ou na beira da piscina, particularmente para crianças pequenas é das 8:00 às 10:00
2- SOMENTE A EXPOSIÇÃO DIRETA AO SOL QUEIMA E DESIDRATA?
NÃO! O perigo também está no mormaço. Mesmo ao abrigo do sol, sob guarda sol, cabana, quiosques, etc..., que são proteção aparentes, poderão ocorrer as queimaduras e as desidratações, uma vez que os raios solares que atingem a superfície da água refletem-se, atingindo as crianças; a umidade, o corpo molhado e o calor, são os elementos importantes para deflagrar os problemas.
3- QUALQUER FILTROS, BLOQUEADORES OU PROTETORES SOLARES EVITAM QUEIMADURAS?
NÃO! Existem grandes variedades de filtros e protetores solar no mercado, mas para o conforto do bebê e sua tranquilidade, use somente o recomendado pelo pediatra . Não esqueça de respeitar o horário pré estabelecido para o banho de sol do bebê, e que o horário de verão adiantou em uma hora.
4- BROTOEJAS, COMO EVITAR?
As crianças devem usar roupas leves, arejadas e na quantidade absolutamente necessária Lembre-se que as crianças principalmente as muito jovens sentem mais frio que os adultos... e sentem mais calor, também . Não julgue seu pequenino por você. Com este cuidado, certamente você evitará o aparecimento das incômodas brotoejas.
5- COMO EVITAR ASSADURAS?
Trocando as fraldas com frequência, evitando prolongar o contato das sujidades ( fezes urinas, etc...) com a pele delicada do bebê e protegendo a área com a pomada recomendada pelo seu Pediatra.
6- PODEMOS REDUZIR OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO E INFECÇAÕ NAS CRIANÇAS?
SIM! na temporada, nos feriados prolongados muita gente dirige-se ao litoral. As praias ficam superlotadas e o cuidado de recolher lixo, as sobras de alimentos e outros detritos por parte dos banhistas não sendo muito esmerado, termina por poluir a praia. Pela própria movimentação das marés , a água do mar devolve o lixo, que vai se acumular a beira-mar justamente onde as pessoas gostam de deixar as crianças pequenas brincar. isto aumenta o risco de contaminação podendo advir infecções de toda natureza.
7- PAPINHA OU SUCO DE FRUTA NA PRAIA.
Dê preferência a uma fruta fresca, no horário correspondente, pois papinhas e sucos de frutas que necessitam preparos prévio, estragam-se facilmente em pouco tempo principalmente quando exposto a luz ao calor. Cuidados com sumo dos cítricos laranja e limão pois poderá produzir queimaduras sob ação do sol.
8- EVITAR O LEITE EM MAMADEIRA NA PRAIA.
Evitar administrar o leite em mamadeira, aos poucos, durante o período em que ficar na praia exposto ao sol. O fermento da saliva em contato com o leite dará início a 1° fase de digestão. O que acontecerá no que sobrou depois da mamada inicial.
9- SEGURANÇA NO CARRO E O TEMPO DA VIAGEM.
Viaje em período de menor calor e com atenção maior voltada para os feriados prolongados, o qual aumentam os riscos de congestionamentos, a espera longa, etc.... tenha sempre água fervida e resfriada com os devidos cuidados, garrafa térmica e também mamadeira, quando o bebê não for amamentado no seio .